Unitec Semicondutores marca presença no mercado nacional e latino americano e celebra nova fase para a indústria tecnológica no Brasil

28/12/2016 16:00

​​​A Unitec Semicondutores já está marcando presença no fornecimento de chips e soluções inteligentes em tecnologia, visando melhorias na qualidade de vida e a otimização de produtos e serviços em diversas áreas.

Posicionada como uma fábrica de semicondutores com forte capacidade de design e desenvolvimento de soluções integradas voltadas para o segmento IoT, a Unitec também dispõe de uma unidade de encapsulamento recentemente certificada para vender módulos EMV (mercado Payment) para empresas que trabalham com a bandeira Mastercard.

No âmbito de aplicações em Internet das Coisas (IoT), principal direcionamento estratégico da companhia para os segmentos de Cidades Inteligentes, Aplicações Industriais e Identificação e Segurança, a Unitec desenvolve e comercializa ampla oferta de hardware e software em diversos segmentos. Foi o foco em Internet das Coisas que levou a Unitec a inaugurar a sua subsidiária, Unitec Soluções, focada na integração de semicondutores a hardwares e softwares para a entrega de soluções em tecnologia. A Empresa está apostando na plataforma de comunicação LoRa, por se tratar de uma solução de comunicação de longo alcance e baixo consumo de energia, que se mostrou melhores resultados para aplicações IoT – vale informar que a Empresa está se preparando para concluir um dos primeiros circuitos integrados do mundo da comunicação sem fio microcontrolados seguindo o padrão LoRa, com longo alcance e baixo consumo de energia.

No mês de dezembro, a empresa entregou importante projeto de rastreabilidade para um dos maiores laboratórios de análises clínicas do Brasil como solução ponta a ponta para controle e monitoramento do processo de diagnóstico desde a coleta da amostra até entrega do resultado ao paciente, com controle logístico, fornecimento de parâmetros de variação de temperatura do material coletado e garantia de rastreabilidade de 100% das coletas realizadas.

Ademais, várias ações comerciais estão em andamento, todas considerando a utilização dos chips desenvolvidos pela Unitec Semicondutores, sendo:

Estacionamentos Inteligentes: sensores e equipamentos de monitoramento de estacionamentos públicos e privados, com tecnologia de comunicação remota e utilização de software e aplicativos para smartphone, os quais permitem gerenciamento de ocupação de vagas e gestão de estacionamentos pelos administradores públicos e/ou privados. Recentemente, fechamos dois projetos importantes para implantação de estacionamento inteligente nos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque em Buenos Aires (Argentina), cujas entregas estão programadas para o primeiro trimestre de 2017.

Rastreamento de bebidas, alimentos, produtos farmacêuticos e bens de consumo: projetos voltados às indústrias destes segmentos, com uso da tecnologia RFID por meio da integração a plataformas IoT.O objetivo é garantir completa rastreabilidade ponta a ponta dos produtos. A iniciativa faz com que os produtos sejam identificados com etiquetas com chips RFID desde a linha de produção e, em seguida, por um sistema de leituras e monitoramento e softwares de gerenciamento, incluindo aplicativos para tablets e smartphones. Dessa forma, é possível acompanhar a cadeia logística de saída do produto da linha, embalagem, transporte a centros de distribuição, entrega a clientes e, quando necessário, a logística reversa. Isso acontece quando, por exemplo, há devolução de produtos. O sistema pode, inclusive, manter controle das condições de temperatura de armazenamento e transporte importante quando aplicado em produtos perecíveis.

O portfólio engloba ainda controle e rastreio de bagagem, de análises clínicas e medicamentos, valendo-se de TAGs de RFID com chips desenvolvidos pela Unitec Semicondutores e hardwares e softwares de integração da Unitec Soluções.

Ciências da Vida: a área está em fase final de desenvolvimento de soluções que integram semicondutores e tecnologia de microfluídicos, que serão utilizadas especialmente em diagnósticos rápidos  "point of care" para detecção de vírus tipos zika, dengue e chikungunya. O diagnóstico da Unitec é do tipo molecular, semelhante ao anunciado ontem pela Fiocruz, com a vantagem de ser um cartucho "point of care", que dispensa a necessidade de uma estrutura de laboratório para a realização do teste e com o resultado disponibilizado em cerca de 30 minutos.

A fabricação do hardware (leitora) já está concluída e a Empresa está em fase final de validação do kit de teste de diagnóstico rápido, previsto para ser concluído nas próximas semanas para a submissão e aprovação do registro junto à Anvisa. Também há importante convênio junto à Embrapa para desenvolvimento de dispositivo de detecção de substâncias químicas em líquidos e alimentos para testes rápidos, também com uso de chips e micro fluídica em um projeto inovador denominado "Língua Eletrônica". Também estão em andamento convênios e parcerias com importantes instituições nesta área, como a própria Fiocruz.

Iluminação Pública: chips nacionais para acionamento, controle e gerenciamento remoto de luminárias LED, incluindo soluções completas como fonte controladora (LED driver), hardware e software para telegestão de sistemas de iluminação pública. Atualmente, e Empresa está participando de concorrências para fornecer sistemas para diversos municípios, como Belo Horizonte e Contagem, em Minas Gerais, entre outros.

Gestão de Coletores de Resíduos (sensores volumétricos para containers): desenvolvimento e comercialização de sistemas de gestão para otimização e aumento de eficiência a processos de coleta, reduzindo os custos para os municípios.

Serviços de Controle de Entupimento de Bueiros: em parceria com empresa nacional, a Unitec desenvolve soluções para monitoramento de entupimento de bueiros, cujas primeiras encomendas estão programadas para o início de 2017. A solução visa contribuir para a solução do frequente problema enchentes, causado por entupimento de bueiros devido ao acúmulo de lixo e resíduos em áreas urbanas. A solução engloba sensores e detectores de obstrução para acionamento à empresa responsável pela gestão do processo.

Módulos de comunicação de rádio frequência para aplicações IoT : desenvolvimento por meio de convênio com a EMBRAPII e a Inatel para módulo de comunicação RF em plataforma de comunicação LoRa (Long Range), que servirão de base de comunicação para as mais variadas aplicações nos sensores usados em IoT (iluminação pública, controle de tráfego inteligente, agricultura, sensores de estacionamento, sensores de parâmetros ambientais, medidores inteligentes de água e energia etc.). O produto será lançado no 3º. trimestre de 2017, com potencial de vendas de milhões de unidades por ano.

Aplicações Industriais: a empresa apresenta portfólio amplo, com transistores de potência para eficiência e economia de energia; tecnologia wireless Bluetooth com o foco em comunicações IoT de curto e médio alcances; desenvolvimento de dois tipos de chips MCU (micro controladores) para iluminação pública em LED para geração de energia e controle por telegestão na nuvem, além de comunicações sem fio.

Identificação e Segurança (ID&Security): a Unitec Semicondutores e a Unitec Soluções, sua subsidiária, já comercializam seus produtos e soluções desde março de 2016, com carteira de pedidos já programada para 2017 para importantes clientes. Nesta área, atendemos os mercados de meios de pagamento, Identificação, controle de acesso, controle de inventários e ativos, rastreamento de veículos, bagagens, cargas e documentos, além de identificação e rastreamento para indústria farmacêuticas e de diagnóstico assim como a indústria de bebidas, por meio de produtos como SmartCards (GSM / EMV / Contactless), RFID – TAGS com chips UHF, HF, Dual Interface, Dry Inlay e Tags Passivas.

A área conta com duas plantas de encapsulamento em Contagem (MG) com os mais modernos equipamentos, sendo uma das linhas dedicada aos cartões inteligentes (capacidade nominal de 150 Mi de módulos por ano) e outra linha é dedicada à RFID e possui capacidade nominal de 120Mi de unidades ano. Ambas plantas já operacionais comercialmente desde Março de 2016.

No ano de 2016, foram vendidas 7 milhões de unidades aos mercados brasileiro e internacional, alcançando as principais empresas personalizadoras de cartões inteligentes (EMV, GSM e contactless) e RFID do mercado, sendo um importante marco para o completo estabelecimento da marca como um dos grandes fornecedores.

Design Center

O design center da Unitec Semicondutores conta com trinta profissionais altamente qualificados,  com média de 9 anos de experiência na indústria de semicondutores, boa parte com com pós-doutorados e mestrados na área.  Alguns foram repatriados para atuarem na Unitec Semicondutores. Para o desenvolvimento dos produtos, a companhia colocou à disposição da equipe ferramentas de alto valor para design de chips, optando pelo sistema que é líder de mercado.  A pesquisa e o desenvolvimento, juntamente com a inovação, são a base do sucesso da Unitec.

Responsabilidade Social

Considerando o seu importante papel para alavancar o desenvolvimento tecnológico do Brasil e América Latina, a Unitec já está realizando parcerias com instituições voltadas ao empreendedorismo jovem, como a Junior Achievement e proporcionando atividades voltadas à capacitação, emprego e renda, como programas de Jovens Aprendizes e cursos profissionalizantes para aumento da capacidade de absorção de mão de obra local.

Inovação em Logística

Por meio da atuação da Unitec, pela primeira vez Belo Horizonte está prestes a viabilizar o desembaraço alfandegário de produtos de alta tecnologia na área de semicondutores.